Erros que afundaram Grandes Empresas

Ao longo da história empresarial, muitas empresas bem-sucedidas experimentaram falhas catastróficas que resultaram em perdas financeiras e danos à reputação. Às vezes, esses erros são resultado de más decisões, enquanto outras vezes são o resultado de circunstâncias imprevistas. Independentemente da causa, esses erros podem levar uma empresa à falência ou afetar gravemente sua posição no mercado. Neste artigo, discutiremos alguns dos erros mais notórios.


BLOCKBUSTER: NÃO ABRAÇAR A MUDANÇA

Blockbuster foi uma das maiores locadoras de vídeos do mundo, mas falhou em abraçar a mudança para o streaming de vídeo. Em vez de investir em tecnologia de streaming de vídeo, Blockbuster continuou a se concentrar em lojas físicas, enquanto a Netflix se tornou cada vez mais popular. Blockbuster acabou falindo em 2010, enquanto a Netflix se tornou um gigante do streaming de vídeo.


KODAK: NÃO SE ADAPTAR À ERA DIGITAL

Kodak, a gigante da fotografia, foi um dos primeiros a desenvolver uma câmera digital em 1975. No entanto, a empresa não percebeu o potencial da fotografia digital e continuou a se concentrar em câmeras e filmes tradicionais. Como resultado, Kodak acabou falindo em 2012.


NOKIA: FALHAR EM ANTECIPAR A MUDANÇA DE MERCADO

Nokia foi a maior fabricante de telefones celulares do mundo no início dos anos 2000. No entanto, a empresa não antecipou a mudança para smartphones e continuou a produzir telefones celulares tradicionais. Como resultado, a empresa perdeu participação de mercado rapidamente e acabou sendo adquirida pela Microsoft em 2014.


ENRON: MÁ CONDUTA EMPRESARIAL

Enron foi uma das maiores empresas de energia dos EUA. No entanto, a empresa se envolveu em má conduta empresarial, incluindo esconder dívidas em contas secretas e manipulação de preços de energia. Quando essas práticas foram descobertas, Enron foi à falência em 2001.


VOLKSWAGEN: ESCÂNDALO DE EMISSÕES DE POLUENTES

Volkswagen, uma das maiores montadoras do mundo, foi envolvida em um escândalo de emissões de poluentes em 2015. A empresa instalou software em seus carros a diesel que falsificou resultados de testes de emissões de poluentes. Quando essa prática foi descoberta, a Volkswagen sofreu perdas financeiras significativas e danos à sua reputação.


SEARS: NÃO SE ADAPTAR AO VAREJO ONLINE

Sears foi uma das maiores redes de lojas de departamento dos EUA. No entanto, a empresa não conseguiu se adaptar ao varejo online e perdeu participação de mercado para empresas como Amazon e Walmart. Sears acabou falindo em 2018.


Esses são apenas alguns exemplos dos erros que afundaram grandes empresas. É importante notar que, embora esses erros possam parecer óbvios em retrospectiva, muitas vezes é difícil para as empresas antecipar mudanças de mercado e tecnologia.


Para evitar que eles ocorram, é importante buscar sempre conhecimento alinhado à experiência de uma boa mentoria ou consultoria, para se posicionar de forma efetiva no mercado.


Se precisar de orientação com alguma dessas questões, chama a DLCN clicando abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *